Nomenclatura do fotógrafo de casamento!

1:08 PM

Hahahaha ok, vamos explicar esse título? Vaaaamooooos!

Bom, vocês sabem que meu trabalho com casamentos vem de um bom tempo, precisamente desde 2010 com os primeeeeiros casórios, primeiros mesmo. Adolescente ainda haha

E desde lá, muita coisa mudou e vem mudando (graças a Deus) no nosso mercado. Uma dessas coisas são os nomes dos serviços e produtos que oferecemos. Na realidade, vários profissionais utilizam nomes diferentes para um mesmo serviço. Making "off", making "of", esession...ufa! Haja cérebro para tentar entender tudo né? Ainda mais quando você faz orçamento com uns 5 profissionais e cada um tem um jeito de falar cada coisa.

Mas caaaalma, tia Kika tá aqui para ajudar, para destabulizar e para encher a sua cabecinha de soluções e não de problemas. Então pega na minha mão e vem comigo entender...

...O que o seu fotógrafo de casamento quer dizer com:

Dia da Noiva/Noivo: dia da noiva quer dizer que o fotógrafo faz fotos de você, noiva e/ou noivo, se arrumando. Sejamos sinceros aqui: preparação dos noivos faz parte do casamento, correto? Então descrever isso como um 'item' é meio encheção de linguiça :P a menos que ele realmente tenha planos ou opções que não abranjam esse momento!


Making Of/Off: é a sessão de fotos realizada ANTES do casamento. Mas vamos lá, momento reflexão: primeiro que o OF é apenas com um "F". Cinematograficamente (oi?) falando, o Making Of vem do ato de registrar os bastidores de alguma produção audiovisual. E eu não sei se estou completamente equivocada, mas ao meu ver falar que uma sessão de fotos antes do casamento são os bastidores do casamento, tá meio errado né não? Isso porque a expressão justamente fala sobre "o ato de fazer". Para mim, making of  faz mais sentido dizer na preparação dos noivos NO DIA do casamento. Mas enfim, mais uma tradição do grande dia e que ainda muita gente fala (e se confunde).

Pré-wedding: exatamente a mesma coisa que o item acima, mas com raio ainda mais gourmetizador porque brasileiro adora um estrangeirismo. Mas aqui acho que pelo menos faz mais sentido, já que é algo que acontece ANTES do casamento, um pré, de fato.

E-session: exatamente a mesma coisa que o item acima (2). Aqui vem de ENGAGEMENT SESSION, ou, ensaio noivos em inglês.

Ensaio Noivos: exatamente a mesma coisa que o item acima (3). Aqui o negócio do "ensaio" pode confundir a cabeça de alguns. Alguns profissionais falam 'ensaio' ou 'sessão' ao invés de 'book'. Sessão e ensaio querem dizer, respectiva e literalmente, um 'momento' em que fotos são feitas (uma sessão, como quem fala uma "sessão de cinema") e uma 'prosa livre' onde o tema é realizado de forma despretensiosa, sem rigor à fazer exatamente alguma coisa. Complicado? Sim. Obrigada. De nada.



Cobertura do Casamento/Evento: é o próprio serviço fotográfico durante o evento. Nós chamamos assim pois fica mais fácil de entender o ato de Fotografar o casamento. Realizamos a cobertura do evento, ou seja, cobrimos com nossos serviços o seu dia!

Cobertura 'sem limite de tempo'aqui significa que o profissional não se limita à uma hora de início e término. Na realidade, isso é completamente relativo de profissional para profissional. Quando você se deparar com esse termo, pergunte de fato qual o horário que ele costuma chegar e quando ele costuma ir embora do grande dia. Isso porque é ÓBVIO NÉ GENTEMMM que o cara não vai ficar 24 horas fotografando vocês...desde vocês dormindo até todo mundo doidão.

2 câmeras/ 2 profissionais/ 2º fotógrafo: muitos profissionais não fotografam sozinhos. É sempre bom ter um segundo fotógrafo durante o dia por N motivos. Então quando você encontrar esse termo, significa que o seu fotógrafo vai levar outro profissional para fotografar o seu casamento.

* Vale ressaltar: Lembrem sempre de perguntar QUEM vai ao evento. Se você contratou o Ciclano e ele prometeu ir ao seu grande dia, deixe isso registrado em contrato, por garantia :) É lógico que, principalmente para nós que somos 'a cara da empresa', não existe cura instantânea de uma gripe nem bola de cristal para saber o que pode ou não acontecer conosco em um ou dois anos (nem em dois meses ou semanas), né? Então vale também colocar no contrato que existe sim a possibilidade do ou da profissional não estar presente no dia por força maior e que, de qualquer forma, o cliente terá 2 fotógrafos (se essa for a proposta do profissional) aptos a realizar esse evento.



Pôsteré uma foto impressa, do seu ensaio geralmente. Mas vamos novamente ao problema de semântica: o pôster em si é SOMENTE a impressão fotográfica, não acompanha moldura, vidro enfim, nada. Alguns profissionais até entregam esse pôster colado em alguma lâmina de madeira, enfim. Mas pôster é somente a impressão. E oh, costuma ser grande viu. Cuida com aqueles "pôster 20x30" - isso aí é o tamanho de uma folha sulfite e você revela em qualquer reveladora de fotos.

Quadro Canvas: canvas é um quadro sem moldura, mas com uma estrutura para colar a fotografia. Pode ser simples: onde a foto fica somente na face dessa estrutura ou melhorada: onde a fotografia literalmente envolve a estrutura, dando esse aspecto tridimensional ainda mais evidente.

Frame ou Moldura: bom, aqui é aquele basicão mesmo: uma moldura para sua foto, um vidro e um prendedor. Geralmente o vidro é anti-reflexo, ou seja, evita que tenhas um efeito espelho no vidro. Porém, vidros anti-reflexo possuem um 'mini jateado', se a foto for fosca, o efeito dos dois juntos fica muuuuito esquisito (como se tivesse areia na foto). Eu, por exemplo, utilizo somente vidro comum pois prefiro uma foto bem vista numa luz certa do que uma foto esquisita de qualquer jeito!



Fotolivro: é um livro com as fotos do seu casamento. Aqui, chamamos de fotolivro pois ele se dá no formato de fato de um livro, onde existe uma encadernação, como nos livros comuns. Poderá ser em vários tipos de papel: fotográfico, couchê, algodão.

Existem diversos diferenciais dentro de cada tipo. Existem os com abertura 180º (ou seja: eles não ficam com aquela onda no meio). Existem os com laminação (ou seja: existe um cuidado nas páginas para que não sejam facilmente danificadas). Existe o fotolivro vincado (onde não existe um CORTE entre uma página e outra). Aliás, página é uma FACE da folha e lâmina são as 2 páginas juntas :)

Existe também a GRAMATURA das páginas, que é, sem informalidades, a grossura da página. Quanto maior a gramatura, mais grossinha é a página, o livro fica mais robustão.

Os tamanhos poderão ser informados em tamanho aberto ou fechado. Por exemplo, um fotolivro de tamanho 30x60cm corresponde ao tamanho aberto do livro, o tamanho das duas páginas (lâmina) juntas. Logo, ele tem 30x30cm quando fechado!

As capas podem ser fotográfica, em tecido, em couro. Enfim, a variedade é imensa, mas o que importa é que FOTOLIVRO nada mais é do que um livro onde você terá as fotos do seu dia.

Pesquise com seu fornecedor qual o tipo de fotolivro que ele oferece e peça para ele um portfolio antigo, para ver como fica o livro depois de um tempo (lembrando que, justamente por ser um portfolio, o livro tende à estar mais acabado né lindossss?).

Álbum: técnicamente falando, um álbum de fotos é um porta-fotos em formato de caderno com plásticos ou colagem. Antigamente se usava muito lembram? Aqueles álbuns com plastico onde as fotos ficavam todas grudadas e seus pais ficavam putos da cara? Bom, os tempos mudaram, porém para muitos profissionais a palavra ÁLBUM ainda é muito forte. Então não se assuste quando você ler álbum ao invés de fotolivro nos orçamentos dos profissionais, muito provavelmente ele se refere à algo semelhante ao que citamos acima: um fotolivro.

Diagramação: quando falamos em fotolivros e 'álbuns', o assunto é realmente extenso. Aqui vai mais um termo utilizado no meio. Diagramação é a disposição das fotos no fotolivro. Ou seja: são as 'montagens' utilizadas com uma ou mais fotos que vão ilustrar uma lâmina ou uma página do fotolivro. Vale ressaltar aqui que menos é mais. Então a tendência hoje utilizada é uma diagramação leve, limpa e sem muitos recursos visuais e que evidenciem a foto e não um monte de arabesco.

Vale aqui também lembrar que em um fotolivro somente uma quantidade de fotos poderá ser 'diagramada'. Logo, se você contratar 250 imagens e contratar um livro com 40-50 páginas, muito provavelmente o profissional vai lhe informar que deverás favoritar dentro dessas fotos uma quantidade menor para ir para o livro. Ou, claro, acrescente mais páginas (se for possível) :)



Fotos tratadas: uma fotografia tratada significa que ela passará por um programa onde o profissional vai corrigir coisas como luz, ângulo e cor. SÓ. Isso também é bem confuso tanto para alguns profissionais quanto para os clientes. Tratamento é uma correção básica na foto.

Fotos editadas: aqui vai existir, além de um tratamento básico, um toque artístico, então não entendemos como correção, mas sim como uma 'leitura' com uso de luz, sombra e cores que dão outro ar à imagem.

Fotos manipuladas: e aqui, vai existir na foto uma manipulação, ou seja: terá uma correção que manipule a realidade (remoção de espinhas, 'emagrecimento milagroso' rsrs, mudar cor do olho, essas coisas). Gente, manipulação de imagem demora HORAS. HO-RAS. Então, se nada foi combinado com seu fotógrafo sobre esse tipo de coisa, não cobre dele. Ou, se você pedir esse tipo de coisa à ele, tenha ciência de que é algo passível à cobrança. Tem coisas que são muito mais difíceis do que parece :)

Fotos em alta resolução: significa que as fotos que você irá receber serão de uma qualidade suficiente para você fazer impressões sem se preocupar. Resolução é algo complexo, mas só para vocês entenderem por cima, uma foto em baixa resolução não fica legal quando impressa. Sabe quando fica meio "quadriculada", "fosca"? Significa que a imagem não tem uma boa resolução nem um bom tamanho.

Slideshow: um slideshow é uma produção audiovisual com fotografias e música, juntos. Eles costumeiramente são passados em um telão no dia do casamento. Às vezes são com fotos do casal de criança, dos pais, enfim, contam a história deles! É um momento bem legal, mas acho, na minha humilde opinião, que deve ser um momento breve e muito bem colocado (tipo, durante o jantar, onde as pessoas vão curtir as fotos de fato).

Destination Photographer: significa que o profissional em questão está disponível para viagens! Então provavelmente ele pode lhe fotografar mesmo se você resolver casar fora da cidade de atuação dele. Isso é muito legal, pois cada vez mais as pessoas estão optando por realizar casamentos diferentes, em lugares lindos e com personalidade. Contar com um profissional que também abrace essa ideia é DEMAIS!



Mini-wedding: os mini weddings estão cada dia mais em alta. São casamentos menores em quantidade de convidados e, consequentemente, mais íntimos. E gente, mini significa PEQUENO e não PIOR, certo? Por isso não espere que o profissional lhe forneça um desconto avassalador para algo que é tão importante quanto um casamento de 500 convidados.

Luz natural: bom, vocês sabem que luz natural significa luz que vem do céu. Quando um fotógrafo fala que ele trabalha mais com luz natural, significa que ele prefere realizar fotos com esse tipo de luz: luz do Sol! É claro, para isso acontecer, precisa-se de Sol (ah va) e então os casamentos ou ensaios precisarão ser de dia.

---
UFA! Acho que deu para esclarecer a maioria das coisas!
O mais importante de tudo isso é entender que cada profissional tem seu jeito de oferecer seus serviços e produtos mas o que deve valer sempre é o olhar e a química que você tem com ele ou ela! Afinal, fotos e filmagens serão para sempre sua maneira de reviver um dos dias mais especiais de suas vidas!

Faltou algum item? Ainda tem dúvida em alguma coisa? É só perguntar nos comentários que estou aqui para ajudar!

Um super beijo!
Kika.

Veja também!

0 comentários

Translate

Quer entrar em contato?

minha24eeu@gmail.com