Planejando minha viagem à Paris

6:06 PM

Maio de 2016, um sonho prestes a ser realizado: minha primeira viagem para Paris!

Eu sei que vai parecer clichê e até mesmo bem comum, mas cara...sempre tive o sonho de conhecer esta cidade. Eu não sei se é o amor pela própria, se é influência da minha mãe que sempre adorou a língua francesa, se é a minha eterna fase 'Amelie Poulain'...só sei que, para minha primeira viagem internacional, eu escolhi ela, a cidade mais sonho do mundo!

Primeira Viagem para Paris

Quando o assunto é viagem, mudança, enfim, coisas 'grandes', eu sou da opinião que tudo acontece na hora que é para acontecer. Dessa vez não foi diferente. Eu planejava ir antes, em novembro de 2015. Bom, vocês sabem o que aconteceu em Paris em novembro de 2015 :/ (não quero parecer supersticiosa, mas talvez eu não aproveitasse tanto a cidade após o atentado) e, uma semana depois de voltarmos, acontece a enchente que fecha até o Louvre! Então assim...só pra dizer que foi na hora e tempo certos. Por isso a primeira dica que eu dou é que a hora certa para ir viajar simplesmente acontece (eu decidi comprar tudo em fevereiro! Sei lá, me deu realmente um 'vai ou racha' sabe?) .

Nós viajamos no dia 16/05 e voltamos dia 26/05. Fomos eu e minha mãe :) e sobre viajar com alguém, acho que a dica que posso dar é ter paciência. Muitas vezes minha mãe não acompanhava o pique, mas sei que aquilo era mais impressionante pra ela do que pra mim. Então na maioria das vezes eu relevava e esperava o tempinho dela. É assim: cada um enxerga a cidade e os lugares de uma maneira e em determinado ritmo. Como eu sabia que COM CERTEZA voltaria e como nós fomos somente para Paris, eu fiquei mais tranquila. No fim, foi até bom porque não houve pressão em querer ir em tudo quanto é lugar, em cansar horrores. Foi tudo perfeito, não canso de dizer!

Daí assim, fevereiro eu decidi. Ponto.
Depois disso eu fui ter tempo de parar para pensar na viagem no começo de maio! Sério! Nesta época eu também fiz minha primeira exposição ('Amor de Mãe') e estava cheinha de trabalho, estava completamente atarefada. Mas sabe, eu acho que isso foi muito bom! Porque eu pude viver tudo muito intensamente nas semanas que antecediam a viagem, não tive tempo de ficar muito na dúvida do que eu queria fazer, nem ficar planejando demais. Eu tinha uma única coisa em mente: essa era a MINHA viagem, a viagem que eu queria abraçar, aproveitar e fotografar muito! Queria viver pequenos prazeres de um Parisiense. Ai...só de escrever eu fico boba lembrando de cada cantinho e coisa linda que eu pude ver.

É lógico porém que algumas coisas indispensáveis eu fiz antes de qualquer coisa, são elas:

1) Achar um hotel em um lugar legal - eu queria muito ficar em um Airbnb mas como era a primeira viagem e ainda estava com a minha mãe, resolvi ficar em um lugar onde tivessem pessoas prontas à ajudar (e aqui eu tive MUITA sorte pois o recepcionista do hotel era brasileiro). Escolhi o Hôtel Montparnasse Alésia e comprei ele através do Hoteis.com - Recomendo de olhos fechados! O quarto é espaçoso na medida, o atendimento foi excelente e a cama era confortável :P (hahaha eu tinha essa exigência) além de terem 2 estações de metrô próximas. O bairro? Uma delícia! Montparnasse é um bairro descolado, tem tudo perto (supermercados, lojas, cafés) e bem silencioso apesar de movimentado! Acho que isso deve ser por toda a cidade na verdade. Teve uma noite que voltei mais tarde para o Hotel e gente...dava até medo de tão calmo rs

Hotel Montparnasse Alésia

2) Fazer um seguro viagem - pois em alguns países da Europa o seguro é obrigatório e, claro, melhor prevenir né gente? Comprei o meu na Allianz.

3) Chip e internet - depois de chegar no hotel a primeira coisa que eu fiz foi comprar meu chip para ativar a internet. Primeiro eu tentei numa tabacaria, mas não deu certo pois eles não tinham o chip no tamanho certo. Daí no hotel mesmo eu pesquisei com o wi-fi onde tinha uma loja da operadora, porque eu queria que lá eles deixasse tudo tinindo pra mim. Foi o que aconteceu, e mais uma sorte na minha vida: e o atendente era de Portugal deixou tudo funcionando. Lá o plano custa uns  € 20 e eu tive internet para usar até 1GB. Bem legal! Eu usei muito :P depois peguei emprestado da minha mãe que também comprou um hahaha

4) Pesquisei sobre o transporte
 - aqui eu fui mais criteriosa e pesquisei sobre os taxis, sobre o metrô, sobre o ônibus. Como pegar, como pedir. Essas coisas. O que eu posso lhes falar sobre é que

- taxi eu peguei somente do aeroporto para o hotel na chegada e do hotel para o aeroporto na partida (o valor desse trajeto é fixo e na época estava € 55)

- metrô você vai aprender na hora. NÃO SE DESESPERE, é a coisa mais simples do mundo e eu juro que achei que na hora iria deitar no chão em posição fetal e chorar loucamente. Mas não foi assim. Tudo o que você tem que saber é que você vai entrar numa estação de Metrô, depois você vai comprar seu ou seus tickets, depois você vai no mapa e vai ver onde você tá e pra qual 'lado' você deseja ir (para esquerda ou direita) e seguir as placas para o lado que está sua parada. Quando eu ia nos sites e blogs de viagem, muitos falavam das opções que tinha (tipo quantidade de tickets, tipos de ticket, essas coisas), de como se compra, das máquinas. Mas é tudo bem intuitivo e as máquinas estão também em inglês. Mas aqui vai um item indispensável: baixe o aplicativo do metrô - nele basta você colocar a estação que você está e para onde queres ir (local mesmo!) que ele te dá onde descer e, depois, ainda acompanha com o GPS se você tiver de andar. Molezinha! (Ah, o Google Maps também dá as infos se você achar melhor - dalhe). Por isso é crucial a internet no celular!

- ônibus também é bem fácil de entender, mas nesse caso eu comprei na hora mesmo (dentro do ônibus) e usei em poucas ocasiões. Também usei o mesmo APP. Paris é inteira movida à transporte público. Então tinha lugares que eu queria ir que era melhor de metrô, outros de ônibus. Tem algumas estações de metrô inclusive que permitem usar o mesmo bilhete no ônibus, mas não fiz isso, não posso dizer exatamente como é, mas deve ser facinho também.

Depois de entender um pouco sobre o transporte, eu vi que no fim não foi nem um pouco um bicho de sete cabeças. Ainda mais com esse aplicativo. Sério, muuuito tranquilo mesmo!

Metrô em Paris

5) Planejei meus gastos - olha, se tem uma coisa que eu sabia nessa viagem era quanto eu tinha para gastar hahahaha. Não fiz cartão pré-pago, não usei em quase nada (exceto num perfume) o cartão de crédito. Eu levei exatamente quanto eu podia gastar em espécie. Loucura? Perigo? Sei lá...era minha melhor forma de me controlar e economizar. Apesar de eu ser beeeem controladora, tiveram coisas que eu vi lá que tipo não tinha como aguentar u__u rs mas daí é bom o dinheiro, você leva no passeio do dia quanto você pode gastar e resiste à tentações. Eu fiz bem superficialmente uma conta com os itens fixos da lista de gastos (taxi, chip+plano, metrô, ingressos, taxa do hotel, custo mínimo com comida) - Ah, as passagens compramos direto na Airfrance.

Mas assim, nada rigoroso demais. Teve um dia que eu gastei horrores numa loja de decoração, mas fiz a janta no hotel com compras de supermercado, sabe? Eu acho que a alegria da viagem está em se deixar levar, pelo menos um pouquinho.

6) Pesquisei os lugares indispensáveis - Aí assim, depois de saber como eu poderia 'me virar', eu comecei a olhar de fato os lugares onde eu queria ir, onde era indispensável. É claro, tiveram os clichês como a Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo mas tiveram também lugares específicos como o Café Deux Moulin (do filme Amelie Poulain), o Instituto Henri Cartier Bresson, Palácio de Versailles (que é um clichê mas mais complicadinho). Então eu fiz uma lista desses lugares e lojas indispensáveis, pois assim eu chegaria na cidade, sentiria o clima, analisaria as dificuldades e, então, definiria pelo menos os dias para cada uma dessas coisas. Aconteceu tudo bem naturalmente sabe, as lojas, os lugares, dentre eles os cafés, restaurantes. Nossa, eu acho mesmo que tudo conspirou à favor nessa viagem. Todas as pessoas foram muito educadas, muito pacientes e receptivas. Não sei se foi a época do ano (fora de temporada), não sei se o clima estava sempre agradável...sério gente, eu peguei 2 dias de chuva só...e dizem que Paris é a cidade da chuva! (depois de Joinville, claro) e nesses dois dias eram museus!

Museu do Louvre

Uma coisa que eu quis fazer também era deixar o último dia completamente livre. Assim eu poderia revisitar os lugares que eu mais amei, sabe? Foi o que aconteceu: eu revisitei Montparnasse, a Champs Elyseé e claro, a Torre Eiffel (pela terceira vez na verdade hehe).

Não posso deixar de citar que eu queria comer também coisas específicas lá (tipo o crepe, crème brûlée, uma boa baguete, croissant) mas meus desejos eram bem simples! Em to-do lugar tinha isso hahahaha então foi muito tranquilo matar essas vontades e em todos os lugares que eu parei foi muito bom. Claro, não sou nenhuma expert no assunto, certo?


E este foi meu planejamento para essa primeira viagem. Muuita coisa eu achei que seria complicado, no fim foi uma moleza só, outras eu achei que conseguiria fazer (queria ter visitar Giverny) mas eu vi que tinham muitas outras na frente. Eu fui simplesmente jogando os lugares que eu queria com as lojas que eu queria e achando restaurantes no meio do trajeto. A cidade é toda muuuuuuito mas muito bem estruturada gente. Não poderia ter escolhido lugar melhor para uma primeira viagem!

Você também está planejando sua viagem para Paris? Então acompanha o blog pois vou postar o diário que fiz durante a viagem contando várias coisas e dando algumas dicas!

Deixe nos comentários o que você já planejou e se precisa de algum help! :D

Veja também!

0 comentários

Translate

Quer entrar em contato?

minha24eeu@gmail.com